Reunião de Kick off da Refinaria do Lobito

​A reunião que marca o início dos trabalhos preliminares à execução do EPC (Engineering, Procurement, and Construction) da Refinaria do Lobito, teve início, a 16 de Maio, na cidade que vai sedear o empreendimento.

O encontro contou com a participação do Administrador do Lobito, Evaristo Mário, em representação do Governador de Benguela, da delegação da Sonangol chefiada pelo Administrador Joaquim Fernandes e integrada pelo PCE, Joaquim Kiteculo e demais membros da Comissão Executiva, e quadros seniores da Unidade de Negócio de Refinação e Petroquímica (UNRP), assim como de representantes da empreiteira, OEC Angola, e da fiscalizadora, DAR Angola.

Após as boas-vindas, Evaristo Mário fez votos de que a Refinaria seja construída a breve trecho para o benefício de Benguela e da região.

Joaquim Fernandes, por seu turno, destacou os principais propósitos da estrutura, bem como o impacto social que a mesma terá. “Um dos objectivos deste encontro é relançar o projecto da Refinaria do Lobito, que é um dos 4 eixos do sector de refinação, e tem, nesta nova fase, a OEC e a DAR, como parceiros na construção e fiscalização”, explicou.

A actividade foi dividia em 2 partes: a apresentação do histórico dos trabalhos já realizados e uma visita de campo às áreas definidas como pontos de interesse para o projecto, nomeadamente, o complexo administrativo, terracing e o terminal marítimo.

O encontro terá continuidade no dia 17 de Maio, reservado às reuniões técnicas entre a Sonangol e os parceiros, com vista a análise de propostas de trabalho e orçamentos.​