Sonangol Assina Contrato de Concessão da Central Fotovoltaica de Quilemba

A Sonangol, por intermédio da sua Unidade de Negócio de Gás e Energias Renováveis (UNGER), procedeu, a 22 de Setembro de 2022, à assinatura do Contrato de Concessão da Central Solar Fotovoltaica de Quilemba, subscrito por Olivier Jouny, Director Geral da TotalEnergias em Angola (51%), Gaspar Martins, PCA da Sonangol E.P. (30%) e Jorge Salvador, Executivo e co-fundador da Greentech (19%).

Localizado na cidade do Lubango, o projecto, que conta com uma capacidade instalada de 35 MW de energia, numa primeira fase, aos quais serão posteriormente adicionados 45 MW, tem previsão de entrada em funcionamento no segundo semestre de 2023.

Em acto paralelo, foi firmado com o Ministério da Energia e Águas (MINEA) um contrato de aquisição de energia pela Rede Nacional de Transporte, no qual são estabelecidas as condições de venda da electricidade produzida ao longo dos 25 anos de duração da concessão.

De acordo com João Baptista Borges, Ministro da Energia e Águas, este parque solar ainda não reflecte a ambição que o executivo tem em disseminar a utilização das energias renováveis, tendo em conta que, na cimeira em Glasgow, Angola comprometeu-se em caminhar para uma economia de carbono baixo, onde as energias fósseis vão perdendo relevância, realçando a importância das energias renováveis, principalmente as fotovoltaicas.

Colocamos em operação, recentemente, em Benguela, um parque e os resultados têm sido muito bons. Pretende-se expandir para o resto do país, não só na perspectiva de reforçar a matriz energética, mas também para atingir outras indústrias“, frisou o Ministro, tendo agradecido às entidades signatárias pela parceria.

De salientar que este parque solar irá fornecer energia competitiva à rede nacional, permitindo, em comparação com as centrais térmicas existentes, uma poupança de combustível de mais de 20 milhões de dólares por ano.