A Sonangol assumiu a gestão do Fórum das Petrolíferas Africanas, testemunho recebido da Nigéria, no decurso da 3ª reunião das petrolíferas nacionais dos países membros da Organização Africana dos Produtores de Petróleo (APPO), ocorrida, a 10 de Outubro de 2022, no hotel Intercontinental Luanda.
O Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, em representação do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, enalteceu a oportunidade de os participantes contribuírem, conjuntamente, para a criação de uma agenda africana que potencialize os recursos para o desenvolvimento das economias. “Nós, países africanos produtores de petróleo, temos de seguir a nossa própria agenda sobre a transição energética e não a de terceiros. Devemos usar os recursos minerais para ajudar os nossos países a melhorarem as condições de vida das nossas populações”, enfatizou, acrescentando que “é urgente utilizar todos os recursos financeiros que provêm do petróleo, a registar preços altos, para diversificar as economias e diminuir a dependência do petróleo”.
O anfitrião, Gaspar Martins, observou a importância do encontro para estreitar os laços de irmandade, cooperação e colaboração, cruciais no processo de criar os requisitos essenciais para a sustentabilidade, promoção e o desenvolvimento da indústria de energia. O PCA da Sonangol destacou, também, o papel da organização para a materialização da estratégia energética de África. “No sentido de assegurar a sustentabilidade da indústria e a segurança energética do continente, a APPO tem o papel crucial, enquanto órgão responsável pela promoção da cooperação no campo dos hidrocarbonetos dos países membros e promover a colaboração, bem como a criação de parcerias, tendo no petróleo o catalisador para a segurança energética, o desenvolvimento sustentável e a diversificação económica de África”, referiu.
Durante a actividade, assinalou-se ainda a assinatura do Memorando de Entendimento, para uma parceria global e seguimento do Acordo de Cooperação e Assistência Mútua, entre as empresas petrolíferas nacionais da APPO. Aproveitou-se o momento, igualmente, para a partilha de experiências de cada realidade e a discussão das melhores práticas para a obtenção de financiamento, salientando-se a necessidade da criação de um Banco de Energia Africano, com o suporte do Afreximbank, instituição que apoiará os projectos ligados ao sector de energia e operações de petróleo e gás.
Por fim, os participantes realizaram uma visita ao stand da Sonangol, o que serviu de oportunidade de negócio para explorar as intenções comerciais que o vasto universo da companhia oferece e conhecer a cadeia de valor, produtos e serviços das suas Unidades de Negócio.
Criada em 1987, a APPO, plataforma de cooperação e coordenação de esforços, colaboração, partilha de conhecimentos e competências entre os Países Africanos Produtores de Petróleo, está sob o presídio de Angola, desde Dezembro de 2021, liderada pelo Ministro Diamantino Azevedo.