“Se queremos ir rápido, podemos ir sozinhos. Mas se quisermos ir longe, temos de ir juntos”. Foi com este adágio africano que, a 18 de Outubro, foi aberta, oficialmente, a 2ª edição da African Energy Week (AEW), num discurso proferido por NJ Ayuk, Presidente da Câmara de Energia Africana, instituição organizadora do evento.
Dando continuidade à sua mensagem de união, NJ Ayuk sublinhou a importância deste evento para criar sinergias entre os participantes. “Reunimo-nos hoje como partes interessadas da energia africana do Cabo ao Cairo, para sermos os motores do futuro e não vamos pedir desculpa por querermos impulsionar o crescimento, criar empregos e gerar oportunidades para os nossos países, usando os recursos que o nosso continente nos oferece. Vamos mudar África, dar a conhecer as nossas potencialidades, unir forças e assinar acordos” reforçou.
A Sonangol juntou-se ao acto com as presenças do Administrador Osvaldo Inácio que aproveitou a ocasião para interagir com os demais participantes, o PCE Ricardo Van-Deste, e os Directores Edson Pongolola e Jesus Almeida, das correspondentes áreas corporativas de Gestão de Controlo e Auditoria Interna.
Prestigiaram ainda a cerimónia, com as suas intervenções, estadistas como, Filipe Nyusi e Yoweri Tibuhaburwa, Presidentes da República de Moçambique e Uganda, respectivamente, distintas entidades relevantes do sector energético do continente, como Bruno Itoua, Presidente da OPEC e Ministro dos Hidrocarbonetos da República do Congo Democrático, Omar Farouk Ibrahim, Secretário-Geral da APPO, o Ministro dos Recursos Minerais e Energia do país anfitrião, Gwede Mantashe, o Presidente do Afreximbank, Benedict Oramah, Mary Warlick, Directora Adjunta da Agência Internacional de Energia, entre outras ilustres figuras.
A African Energy terá continuidade até ao dia 21 de Outubro, e a Sonangol fará parte de vários painéis, em particular o “Invest in Angola” que se realizará em duas sessões distribuídas entre os dias 18 e 19 de Outubro, na qual participarão outros actores de relevo da cena petrolífera nacional.