O Administrador executivo Jorge Vinhas orientou a segunda reunião de reflexão estratégica da Unidade de Negócio de Trading & Shipping (UNTS), que decorreu na última semana de Outubro, em Londres, Reino Unido, sob a coordenação do Gabinete de Planeamento e Controlo de Gestão e da Sonangol Limited.
Durante a reunião, as discussões incidiram sobre a transição para um modelo de gestão mais flexível e eficaz, a implementação de iniciativas para maximizar as receitas, bem como a intensificação da actuação da Sonangol no mercado internacional, com foco em África.
Na abertura do encontro, o administrador supervisor enfatizou satisfação com os avanços decorrentes das reuniões anteriores e reforçou a importância da melhoria contínua. “Como resultado das discussões que deram início no ano passado, foi possível transformar algumas das metas em acções estratégicas que agregam valor e abertura para novas oportunidades de negócio. Estamos no bom caminho, mas precisamos de melhorar ainda mais as nossas práticas de comercialização internacional e transporte de hidrocarbonetos, ou seja, precisamos de ser um pouco mais agressivos, no bom sentido da palavra”, concluiu.
Durante três dias, a reunião incluiu as actividades de team building e a abordagem de temas importantes para a melhoria do desempenho operacional e financeiro da referida área de negócio, nomeadamente: a maximização de sinergias entre as actividades de trading e shipping; oportunidades e desafios emergentes do arranque da refinaria do empresário nigeriano Aliko Dangote e expansão no mercado africano; a criação de uma estrutura funcional para a gestão técnica dos navios da UNTS; a optimização dos navios LNG em 2029; e a criação de competências que garantam a continuidade efectiva do negócio de trading e shipping.
O PCE da UNTS, Luís Manuel, encerrou a jornada de trabalhos referindo “as ideias significativas e interacções durante os três dias de trabalhos” e que “há ainda muito trabalho a fazer, mas estamos no bom caminho”.
De acordo com o PCE, “chegamos ao ponto que nos descobrimos novamente, nós negociamos e entregamos! Os desafios que identificámos aqui podemos desenvolvê-los. Precisamos de estar focados, ser criativos e mostrar aos nossos decisores que podemos e conseguimos gerar negócios.”
Integraram o grupo de trabalho, presencial e remotamente, os vogais da Comissão Executiva João Miguel Domingos e João Silva, os directores-gerais das Direcções Internacionais da Sonangol Limited, Sandra Júlio, e da Sonangol Asia, Óscar Brito, e outros quadros séniores da UNTS, a vogal da Comissão Executiva Rute David, o director-geral da Sonangol Marine Services (SMS), João Almeida, e a CEO da Angola LNG Marketing Ltd (ALM), Tânia Silva.