AEW 2022 – Semana da energia africana inicia com tónica na cooperação continental

“Se queremos ir rápido, podemos ir sozinhos. Mas se quisermos ir longe, temos de ir juntos”. Foi com este adágio africano que, a 18 de Outubro, foi aberta, oficialmente, a 2ª edição da African Energy Week (AEW), num discurso proferido por NJ Ayuk, Presidente da Câmara de Energia Africana, instituição organizadora do evento.
Dando continuidade à sua mensagem de união, NJ Ayuk sublinhou a importância deste evento para criar sinergias entre os participantes. “Reunimo-nos hoje como partes interessadas da energia africana do Cabo ao Cairo, para sermos os motores do futuro e não vamos pedir desculpa por querermos impulsionar o crescimento, criar empregos e gerar oportunidades para os nossos países, usando os recursos que o nosso continente nos oferece. Vamos mudar África, dar a conhecer as nossas potencialidades, unir forças e assinar acordos” reforçou. 
A Sonangol juntou-se ao acto com as presenças do Administrador Osvaldo Inácio que aproveitou a ocasião para interagir com os demais participantes, o PCE Ricardo Van-Deste, e os Directores Edson Pongolola e Jesus Almeida, das correspondentes áreas corporativas de Gestão de Controlo e Auditoria Interna. 
Prestigiaram ainda a cerimónia, com as suas intervenções, estadistas como, Filipe Nyusi e Yoweri Tibuhaburwa, Presidentes da República de Moçambique e Uganda, respectivamente, distintas entidades relevantes do sector energético do continente, como Bruno Itoua, Presidente da OPEC e Ministro dos Hidrocarbonetos da República do Congo Democrático, Omar Farouk Ibrahim, Secretário-Geral da APPO, o Ministro dos Recursos Minerais e Energia do país anfitrião, Gwede Mantashe, o Presidente do Afreximbank, Benedict OramahMary Warlick, Directora Adjunta da Agência Internacional de Energia, entre outras ilustres figuras.
 
African Energy terá continuidade até ao dia 21 de Outubro, e a Sonangol fará parte de vários painéis, em particular o “Invest in Angola” que se realizará em duas sessões distribuídas entre os dias 18 e 19 de Outubro, na qual participarão outros actores de relevo da cena petrolífera nacional.