Os resultados da venda do petróleo bruto e seus derivados, pela Sonangol e a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), referentes ao 1º trimestre de 2023, foram apresentados, a 24 de Abril de 2023, pelo Vogal da Comissão Executiva da Unidade de Negócio de Trading & Shipping (UNTS), João Silva, no auditório Engenheira Albina Assis do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET).

No trimestre em referência, os preços do brent datado, cuja a média foi de USD 81,17 por barril, registaram um comportamento volátil, com ligeira tendência decrescente, tendo registado um máximo de USD 88,21 em Janeiro e um mínimo de USD 71,71, em Março.
O mercado asiático foi o principal destino do petróleo bruto angolano, sendo o continente europeu o principal destino das exportações de LNG. As ramas angolanas viram um ligeiro aumento de destinos no trimestre em referência comparativamente ao anterior.
Relativamente à comercialização de petróleo bruto no referido período, o volume total das vendas foi de 14.792.032,20 barris para a Sonangol e 20.841.164,80 barris para a ANPG, representando um ligeiro aumento comparativamente ao trimestre anterior em que a petrolífera nacional comercializou cerca de 14.685.825 barris e a Concessionária Nacional 20.791.984 barris.

O Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, apresentou as notas de abertura do evento sobre o desempenho do sector no que diz respeito a comercialização de petróleo bruto, LNG e LPG. O encontro contou, igualmente, com a presença órgãos do governo, Deputados à Assembleia Nacional e distintos quadros do sector petrolífero nacional.

