As actividades, para a elaboração do primeiro relatório de sustentabilidade da Sonangol, alinhado aos critérios ESG (ambiente, social e governança), avançaram, significativamente, com a realização de encontros, ocorridos no edifício-sede, entre o Grupo de Trabalho (GT), constituído para este fim, e os demais intervenientes.
Com o suporte da consultora Shelter e dos bancos conselheiros, Standard Chartered e Societé Generale, as reuniões contaram com a supervisão da Administradora Kátia Epalanga.
As questões abordadas versaram sobre o alinhamento das expectativas dos investidores, referentes ao relatório de sustentabilidade, assim como a recolha dos dados ambientais, sociais, económicos e de governança, junto das áreas correspendentes.
Foram, ainda, efectuados workshops sobre o processo de materialidade e o preenchimento de questionários, para a selecção dos temas materiais necessários a serem descritos no relatório, pelos gestores corporativos e da UNEP.
Abordou-se, igualmente, a estrutura de governança de ESG, de acordo com os padrões do CDP (Carbon Disclosure Project) e o TCFD (Task Force on Climate Related Finance Disclousures), ambas ferramentas que permitem aos interessados se informarem sobre o processo de gestão dos impactes ambientais e os riscos climáticos da empresa.
Almeja-se que todas as partes envolvidas continuem a dar o suporte às acções necessárias, para o cumprimento do prazo de apresentação do relatório, previsto para o final do primeiro trimestre do ano em curso.