Foi com profunda tristeza, que o Conselho de Administração da Sonangol E.P. e colectivo de trabalhadores tomaram conhecimento do passamento físico do Eng.o Percy Carlos Freudenthal, ocorrido ontem, 01/04/2022.
O Eng.o Percy Carlos Freudenthal conduziu a Comissão de Reestruturação da Indústria Petrolífera (CRIP), que resultou na criação da Sonangol, tendo sido nomeado o primeiro Director Geral da petrolífera nacional, cargo que exerceu de 1976 a 1979 com brio e dedicação, enfrentando os enormes desafios que se apresentavam para o estabelecimento e afirmação da nova petrolífera estatal no contexto internacional e, igualmente, a grande responsabilidade para levar a cabo a cobertura do abastecimento de combustíveis a nível de todo o território nacional, no conturbado período pós-independência. Nascido em Angola em 1938, licenciou-se em Engenharia Eletrónica, em Portugal e posteriormente, em Angola, em Economia. Em 1979, após ter deixado o país, concluiu um MBA.
Envolveu-se, desde muito cedo, no movimento nacionalista angolano, a partir da Casa do Império em Portugal, o que lhe valeu uma detenção pela PIDE por participar na luta pela independência de Angola. A convite do Presidente Agostinho Neto, de quem viria a tornar-se próximo, fez parte do grupo que, em 1974, participou no primeiro congresso do MPLA em Lusaka, Zâmbia.
Nas décadas de 80 e 90, já em Portugal, para além trabalhar como Consultor, dedicou-se a empreender novos negócios, destacando-se a fundação do Centro Comercial Roma e a cadeia de restaurantes Pateo, entre outros.
Neste momento de dor e consternação, o Grupo Sonangol rende as devidas honras e apresenta à família enlutada os mais sentidos pêsames.
Que a sua alma descanse em paz.