O primeiro Posto de Abastecimento com fonte de energia renovável, denominado Anduri, situado na Estrada Nacional 230, KM 120, Município de Icolo e Bengo, encontra-se já em funcionamento.
A Infraestrutura que conta com um sistema solar fotovoltaico é uma iniciativa que se enquadra na estratégia de transição energética da Sonangol.
Eusébio Vunge, PCE da UNDC, afirmou ser um momento muito importante “Foi um grande passo dado no sentido da descarbonização das nossas operações, bem como de toda a cadeia de valor. Aqui estamos a inaugurar uma infraestrutura que permite que o posto seja autônomo, que reduz as quantidades de gasóleo que consome, sendo que, pela sua localização, não está conectado à energia elétrica, o que fazia com que funcionasse até às 22:00 Horas. Hoje passa a funcionar 24Horas por dia, fruto do sistema fotovoltaico e geração de energia solar”, concluiu.
Por sua vez, Manuel Barros, PCE da UNGER classificou o acto como um marco, “… uma vez que implicará uma redução das emissões de gases de efeito estufa equivalente a 180 toneladas de dióxido de carbono, uma grande contribuição para a melhoria do meio ambiente”, frisou.
Presentes no acto de inauguração, o Director Geral do IRDP, Luís Fernandes, o Administrador Municipal Adjunto para área financeira do Icolo e Bengo, Ekuikui Neto, gestores de ambas as Unidades de Negócio e outros convidados.