A Sonangol leva ao conhecimento do público que o seu Relatório e Contas, referente ao exercício económico de 2021, encontra-se disponível, nos seus canais oficiais.
A petrolífera nacional encerrou o ano 2021 com um resultado económico e financeiro substancialmente robusto, fruto de um excelente desempenho operacional como consequência de acções e medidas tomadas ao longo do ano.
Entre as medidas, destacam-se a consolidação do modelo operacional focado na cadeia nuclear, o rigor financeiro e o processo de redução e racionalização de custos iniciado em exercícios anteriores.
Registou-se, igualmente, o contributo das condições macroeconómicas favoráveis, com realce para o preço médio do petróleo bruto que levou as ramas produzidas pela Sonangol a serem comercializadas a USD 71, por barril de petróleo bruto, comparado aos USD 41 registados em 2020.
O volume de negócios consolidado foi de AOA 5 581 555 milhões, equivalentes a cerca de USD 8,9 mil milhões, representando um aumento de 46% em relação ao exercício anterior. O EBITDA consolidado foi de AOA 2 150 409 milhões, correspondente a USD 3,4 mil milhões, representando um aumento de 70% face ao período homólogo. O resultado líquido consolidado ascendeu aos AOA 1 336 745 milhões, equivalentes a cerca de USD 2,1 mil milhões, um crescimento de 152% face ao ano de 2020.
Este resultado representa a melhor performance do Grupo Sonangol desde 2014, altura em que ainda desempenhava a função de Concessionária Nacional.
Para aceder a informação completa, consulte o documento integral, clicando aqui.