A Sonangol entrou no negócio da mineração e siderurgia, nos termos de um memorando de entendimento assinado na cidade de Hatay, a 12 de Agosto, com o grupo Tosyali, da Turquia, no fim de uma visita de três dias do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo e do Presidente do Conselho de Administração Gaspar Martins, àquele país.
O memorando de entendimento visa impulsionar o projecto mineiro-siderúrgico de Kassinga, estratégico para o país e para a região da África Austral, prevendo que a Sonangol passe a integrar a estrutura societária da Tosyali Iron & Steel Angola S.A.
A aliança está alinhada à estratégia do Executivo de diversificação da economia e tem como ponto de partida a reactivação da Jamba Mineira, na Huíla, e a transformação de ferro em aço na siderurgia a ser instalada no Terminal Mineraleiro de Sacomar, na cidade de Moçâmedes, Namibe, onde se prevê que a produção arranque em meados de 2027.
Segundo o presidente da holding turca, Fuat Tosyali, “com a entrada da Sonangol na nova estrutura societária, o projecto de ferro e aço de Kassinga ganha uma nova dinâmica, demonstrando o real empenho e compromisso do Estado angolano na sua concretização”.
Esta importante commodity para os sectores da Energia, Construção Civil, Indústria Transformadora, Transportes e outros, vai não só abastecer o mercado nacional, como ser exportada, aumentando o volume de receitas e a geração de postos de trabalho.
Participaram no acto de assinatura o embaixador de Angola na Turquia, José Patrício, e membros das delegações das partes envolvidas.