Sonangol lança programa que impulsiona o empreendedorismo nacional

A Sonangol, representada pelo PCA Gaspar Martins, sob a chancela do ministro de tutela do MIREMPET, Diamantino Azevedo, procedeu, a 6 de Dezembro, ao lançamento oficial do projecto “SonaJovem 5.0 Ideias que transformam”, uma iniciativa que visa impulsionar 50 ideias de jovens angolanos e transformá-las em negócios sustentáveis, contribuindo para o crescimento económico e desenvolvimento nacional.
No seu discurso de abertura, o titular do MIREMPET realçou que “Angola precisa de jovens comprometidos com o aprender, com o saber, com o melhorar o país e reconheceu ao importante papel do programa, felicitando a Sonangol pela iniciativa“.
 

 
Esperamos, agora, que todos se inscrevam e que, no final, possamos colher as melhores ideias e que estas sejam efectivamente implementadas e contribuam para a nossa economia, para a criação de emprego e, acima de tudo, para o desenvolvimento de talentos dos nossos jovens”, disse.
A Ministra da educação, Luísa Grilo, parabenizou igualmente a Sonangol pela iniciativa, tendo sublinhado “acredito que a juventude precisa de ter oportunidade para mostrar os seus talentos e competências, é um programa muito importante” e garantiu apoio na divulgaçã

o junto dos diferentes institutos, a fim de promover o auto emprego para aquela camada. 
 
Posicionamento apoiado por Edson Barreto, Director do Gabinete de Quadros da Presidência da República, “achei uma excelente iniciativa e oportunidade para os nossos jovens que tenham ideias para transformar em negócios, com este projecto podem tirar do papel e concretizar”, tendo acrescentado que “fizemos parte do evento porque acreditamos nos programas da Sonangol”.
Por seu turno, o PCA da petrolífera de bandeira ressaltou o alinhamento do projecto com a visão e valores da empresa, notando que “nós, como empresa que está a chegar aos 50 anos, precisávamos de fazer alguma coisa para além do que já se fez e isso tem muito a ver com parte daquilo que é a nossa responsabilidade. O futuro desta nação são estes jovens que estão aqui”, acrescentou, incentivando o público a aderir a esta proposta de mudança, por “contribuir para aquilo que é um dos maiores legados que podemos deixar. Precisamos de empreendedores que ajudem a fazer este país pulsar”.
Este importante feito marca o compromisso contínuo com as futuras gerações, traduzindo-se em acções concretas que criam oportunidades e incentivem o empreendedorismo, como contributo necessário para a resolução dos desafios nos principais eixos abrangidos pelo projecto: Diversificação da economia e sustentabilidade, Desenvolvimento social e inclusão, Infraestruturas e acesso a serviços, Capacitação e empregabilidade, apresentados ao detalhe pelo seu coordenador, Edson Pongolola.
Com este primeiro passo, estão abertas oficialmente as inscrições que darão lugar à selecção dos 100 primeiros candidatos e, futuramente, aos 50 potenciais negócios entregues ao país.
 
Todas as fases do programa poderão ser acompanhadas através do site oficial www.sonajovem.co.ao.
 

Testemunharam o momento, o secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, representantes de órgãos do Estado, o DG do IRDP, Luís Fernandes, membros do Conselho de Administração da Sonangol, representantes das várias instituições envolvidas, além do público juvenil.