Sonangol Reafirma Propriedade Exclusiva e Transparência Na Gestão do Terminal Oceânico da Barra do Dande (TOBD)

A Sonangol, no exercício da sua missão enquanto empresa pública estratégica do sector petrolífero angolano, vem por este meio esclarecer informações recentemente divulgadas pelo senhor Antônio Vieira, em entrevista à Rádio Essencial, no dia 11 de Fevereiro do corrente  ano, relativas à suposta sobrefaturação na construção do TOBD e o alegado registo da sua propriedade a favor de uma entidade privada, a Enagol.

A Sonangol repudia veementemente tais alegações, uma vez que não correspondem à verdade dos factos e prejudicam a imagem e reputação da empresa. Assim, esclarece que:

  1. O TOBD é um activo estratégico de propriedade exclusiva da Sonangol, não tendo sido transferido, cedido, registado ou concessionado a qualquer entidade privada, incluindo a Enagol. O terminal foi concebido para reforçar a capacidade de armazenamento e distribuição de produtos refinados no país, mantendo-se sob total controlo da Sonangol.
  2. A construção do TOBD seguiu rigorosos processos de auditoria e fiscalização, assegurando a conformidade com os mais elevados padrões de transparência e boa governação corporativa. As alegações de sobrefaturação são infundadas e difamatórias.
  3. A disseminação de informações falsas e caluniosas sobre a Sonangol causa danos reputacionais à empresa e ao sector petrolífero angolano como um todo, comprometendo a confiança dos parceiros e investidores nacionais e internacionais.
  4. Dada a gravidade das declarações proferidas pelo senhor Antônio Vieira, a Sonangol tomou as devidas providências legais, intentando uma queixa-crime por calúnia, difamação e danos reputacionais.

A Sonangol reafirma o seu compromisso com a transparência, a boa governação e a correcta gestão dos seus activos, garantindo que todas as operações e projectos da empresa sigam as melhores práticas internacionais e beneficiem o país.